por feg publicado 19/11/2018 15h51, última modificação 19/11/2018 15h51
ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FELIPE GUERRA/RN, EM 30 DE MAIO DE 2017.

Aos 30 dias do mês de maio do ano de 2017 (dois mil e dezessete), reuniram-se ordinariamente no Palácio Vereador Joel Canela, sob a Presidência do senhor Vereador Pedro Alves Cabral Neto, que ao constatar a presença dos senhores Vereadores, Djalma Laurindo da Silva Junior, Francisco Canindé de Menezes, Francisco Ubiracy Feitosa Pascoal, Genilson Santana de Nogueira, Jânio Nilson Silveira Barra, Marcos Aurélio Alves de Morais, Max Iram de Morais, Ronaldo Luciano da Costa. O Presidente declara aberta a sessão convidando o segundo secretário a fazer a leitura da ata anterior que depois de lida foi aprovada e assinada por Vereadores presentes. No Pequeno Expediente: Foram lidas as matérias em pauta: Ofício nº 082/2017, do Executivo Municipal enviado a esta casa. Indicações nº 054, 055, 056/2017, do Vereador Max Iran de Morais. Requerimento nº 010/2017, do Vereador Djalma Laurindo da Silva Junior. Lei nº 392/2017, EMENTA: Dispõe sobre a autorização para abertura de crédito adicional suplementar à Lei orçamentária anual do Município e dá outras providências. Projeto de Lei nº 07/2017, revoga a Lei de criação do conselho Municipal de cultura e dá outras providências. Convite da Secretaria de Assistência Social, convidando os Vereadores para participarem do enceramento da campanha em combate ao abuso sexual e exploração da criança e adolescente. No Grande Expediente: Fez uso da palavra O Vereador Francisco Canindé de Menezes, cumprimentou o presidente, os Vereadores e demais presentes no plenário. Falou da convenção do PSDB que participou, como também, da eleição da nova presidência do partido. Fez exposição de um projeto que vai ser implantado em Ceará Mirim que vai servir de modelo para todo Rio Grande do Norte. Disse que precisavam com urgência elaborar o projeto de segurança do nosso Município, pois, a insegurança está muito grande em nossa cidade. O Vereador Francisco Ubiracy Feitosa Pascoal, cumprimentou o presidente da casa, os Vereadores, senhores presentes. Iniciou pedindo ao presidente para enviar ofício ao Tribunal de Justiça para implantar o projeto de vídeo monitoramento em nossa cidade. Falou sobre a revisão Eleitoral que vai acontecer a partir do mês de agosto em Felipe Guerra. Comentou sobre a reunião que participou em Pau dos Ferros promovida pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e pela Frente Brasil popular, Fetraf, Fetrat e UVERN (União dos Vereadores do Rio Grande do Norte) para falarem sobre a transposição das aguas do rio são Francisco para o rio Apodi/Mossoró. Comentou sobre as cobranças do professor Elias e deu por encerrada sua participação. O vereador Jânio Nilson Silveira Barra, saudou o presidente, Vereadores, funcionárias da casa, secretário Dulcivan e amigos presentes. Falou que estavam juntos com relação a segurança e a casa estava na luta para melhorar a segurança do Município. Com relação ao que foi falado pelo colega Ubiracy estava à disposição. Falou sobre a maternidade do nosso Município que ainda não deu o ponto inicial como foi prometido pelo senhor Prefeito que a partir de 1º de maio estaria nascendo o primeiro filho felipense e o mês já estava terminando e a maternidade não estava funcionando. Comentou sobre os recursos que entraram no Município e com esse montante de dinheiro nada foi feito, fazia essas cobranças, pois, é o seu dever como Vereador cobrar e fiscalizar. Agradeceu pela oportunidade. O Vereador Marcos Aurélio Alves de Morais, cumprimentou o presidente, Vereadores e demais presentes no plenário. Ouviu atento as palavras do Vereador e isso traz uma esperança para todos. Fez comentários sobre as colocações do Vereador Ubiracy. Falou sobre uma emenda no valor de 80 mil reais que o Deputado Souza, reencaminhou para a execução do calçamento da comunidade de Santana estava muito feliz. Falou sobre suas Indicações que ate o momento não foi atendida. Agradeceu pela participação. O Vereador Max Iran de Morais, cumprimentou o presidente, os Vereadores e demais presentes na casa do povo. Falou sobre suas indicações e disse que elas sempre são fundamentadas em pedidos da população. Uma das preposições é para colocar lombada na rua Brás Costa. A outra é para fazer a retirada dos lixos nas comunidades. A outra é sobre o abastecimento de agua na comunidade de Santana que precisa de melhorias, pois, o senhor Prefeito deveria olhar com bons olhos aquele poço tubular. Solicitou da administração municipal uma enfermeira para atender pelo menos os primeiros socorros na comunidade de Santana. Na Ordem do Dia: Foram para votação as matérias em pauta: Parecer nº 024/2017 CLJRF, o mesmo foi para votação e aprovado por Vereadores presentes. O Projeto de Lei nº 002/2017, do Poder Legislativo Municipal, fica a Câmara Municipal de Vereadores de Felipe Guerra/RN, filiada a união dos Vereadores do Estado do Rio Grande do Norte (UVERN), contribuindo mensalmente e dá outras providências, o mesmo foi para votação e aprovado por Vereadores presentes na Sessão. Requerimento nº 010/2017, do Vereador Djalma Laurindo da Silva Junior, o mesmo foi para votação e foi aprovado por Vereadores presentes. Na Hora da Comunidade: Não houve inscritos. Nas Explicações Pessoais: Fizeram uso da palavra os Vereadores: Djalma Laurindo da Silva Junior, Francisco Ubiracy Feitosa Pascoal, Jânio Nilson Silveira Barra, Max Iran de Morais, Pedro Alves Cabral Neto.  O Presidente da casa agradeceu a todos pela sessão. E como não havia mais nada para o momento a sessão foi encerrada. Eu______________ 2º segundo secretário mandei transcrever a presente ata que vai assinada por mim, pelo presidente e demais Vereadores presentes.

Sala das Sessões Vereador Domilson Crisóstomo da silva, Câmara Municipal de Felipe Guerra/RN, em 30 de maio de 2017.