por feg publicado 06/12/2018 16h25, última modificação 06/12/2018 16h25
ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FELIPE GUERRA/RN, EM 01 DE AGOSTO DE 2017.

Ao 01 primeiro dia do mês de agosto do ano de 2017(dois mil e dezessete), reuniram-se ordinariamente no palácio Vereador Joel Canela, sob a presidência do senhor Vereador Pedro Alves Cabral Neto, que ao constatar a presença dos senhores Vereadores: Djalma Laurindo da Silva Junior, Francisco Ubiracy Feitosa Pascoal, Francisco Canindé de Menezes, Genilson Santana de Nogueira, Jânio Nilson Silveira Barra, Max Iran de Morais, Marcos Aurélio Alves de Morais, Ronaldo Luciano da Costa. O presidente declara aberta a sessão e convida o primeiro secretário Marcos Aurélio Alves de Morais a fazer a leitura da ata anterior que depois de lida foi aprovada por Vereadores presentes. No Pequeno Expediente; foram lidas as matérias em pauta: Ofício nº117/2017-GP, encaminhado a esta casa. Projeto de Lei nº 04/2017, dispõe sobre a alterações na Lei complementar nº320/2013. Projeto de Lei nº 010/2017, que autoriza o Poder Executivo a doar imóvel de propriedade do Municipio à Autarquia Estadual e dá outras providências. Requerimentos nº 012, 013, 014, 015, 016/2017, dos Vereadores: Francisco Ubiracy Feitosa, Djalma Laurindo da Silva Junior, Marcos Aurelio de Morais, Max Iran de Morais. No Grande Expediente: fez uso da palavra o Vereador Francisco Ubiracy Feitosa Pascoal, que cumprimentou o presidente da casa, Vereadores e demais presentes. Em suas palavras, como líder do projeto, pediu aos colegas Vereadores, apoio para que fosse votado o projeto de doação de terreno para construção do prédio da Emater, Pois, a casa tinha sido coerente no tocante a doação de áreas para obras importantes para o Município de Felipe Guerra, com isso, pediu para o presidente consultar o plenário para votar o projeto em regime de emergência. Falou da audiência Pública em Caraúbas, das lutas que estão buscando em todas as cidades, pois, é bastante necessário, uma vez que irá melhorar toda a região. Falou, ainda, no requerimento que deu entrada para formar a frente parlamentar em defesa dos direitos da Criança e dos adolescentes, falou dos critérios para formação desse conselho e encerrou sua participação.  O vereador Genilson Santana de Nogueira, cumprimentou o presidente, Vereadores, ex-Vereador Djalma Laurindo, Fátima Maia e demais presentes. Logo após, fez cobranças que já havia feito antes na sessão itinerante do sitio Arapuá, problemas como luminárias queimadas que até o momento, não havia sido resolvido; carro que transportava os enfermos daquela comunidade, falou, ainda, sobre o posto de saúde que precisa de manutenção e também, sobre as estradas vicinais que dão acesso à zona urbana. Encerrou indagando sobre onde está sendo usado os recursos do Município. O vereador Marcos Aurélio Alves de Morais, cumprimentou os colegas Vereadores e falou que ficava feliz quando a casa estava cheia de felipenses acompanhando os trabalhos dos Vereadores. Falou também, sobre a questão do desemprego e disse que era feliz por ter conseguido ajudar cinco felipenses a terem oportunidade no mercado de trabalho. Agradeceu pela oportunidade e encerrou sua fala. O Vereador Max Iran de Morais, cumprimentou o presidente, Vereadores, a Secretária Fátima Maia, blogueiros e demais presentes na casa do povo. Em seguida, solidarizou-se com a família de “Elias de Valdelê” pelo seu falecimento e, posteriormente, falou sobre a indicação que deu entrada na casa, sobre a falta de iluminação Publica nas ruas Francisca Maria de Morais, Raimundo Henrique da Silva e Francisca de Góis, pois, os moradores destas ruas estão cobrando a iluminação das mesmas, uma vez que estão pagando a taxa de iluminação publica e merecem respeito e que isto é lamentável para um Município que recebe bastante dinheiro. Mencionou sobre o carro que transporta os alunos para a cidade de Caraúbas e falou de sua preocupação com os mesmos por estarem pagando para chegarem até aquela cidade e pediu providências por parte do Poder Público. Por fim, registrou os festejos de padroeiro do Sítio São Lourenço que deram inicio nesta data e vai até o dia 10 de Agosto do corrente ano e aproveitou para convidar todos os presentes a marcarem presença.  O Vereador Djalma Laurindo da Silva Junior, cumprimentou o presidente, Vereadores e demais presentes, falou sobre a volta do recesso e sobre os problemas a serem resolvidos e, que acredita que o prefeito resolverá estes. Inclusive, os problemas apontados pelos Vereadores que fizeram uso da palavra anterior ao mesmo. Por fim, convidou a população a visitarem a casa do povo, pois, está sempre aberta para recebê-los. Na Ordem do dia: Foi para votação o projeto de Lei n° 010/2017-GP, que autoriza o Poder Executivo Municipal a doar imóvel de propriedade do Município à Autarquia Estadual que especifica e dá outras providências. Na Hora da Comunidade: Fez uso a secretária de Assistência Social Maria de Fátima Mota, que cumprimentou os Vereadores e demais presentes, veio a casa prestar esclarecimentos e pedir apoio aos Vereadores com relação ao programa criança feliz do Governo Federal implantado em nossa cidade que precisa do apoio dos Vereadores. Nas explicações pessoais: fez uso da palavra os Vereadores: Francisco Ubiracy Feitosa Pascoal, Marcos Aurélio, Francisco Canindé, Max Iran, Djalma Junior, Pedro Cabral. O presidente Pedro Alves Cabral Neto agradeceu a todos os colegas da bancada, servidores e os demais presentes na sessão, e como não havia mais nada para o momento, a sessão foi encerrada. Eu ______________,1º Secretário, mandei transcrever a presente Ata, que vai ser assinada por mim, pelo presidente e demais Vereadores presentes.

Sala de sessões Vereador Domilson Crisóstomo da Silva, Câmara Municipal de Felipe Guerra-RN, em 01 de Agosto de 2017.